O Fim do Brasil parte I

O fim do Brasil pt 1

A Dívida Pública Do Brasil bate Recorde isso pode ser determinante para o fim do Brasil, nessa primeira parte vamos descrever um dos aspectos que nos leva a pensar nisto e como o governo tem lutado para evitar essa situação.

Na data desta publicação o  Brasil atingiu dois recordes negativos em agosto de 2023, mostrando que a economia do país está em uma situação preocupante.

Primeiro Recorde

O primeiro recorde foi o da dívida pública federal, que chegou a R$ 6,26 trilhões, o maior valor da história. Esta dívida cresce porque o governo gasta mais do que arrecada, o que torna o Brasil um dos países campeões em déficit fiscal.

Segundo Recorde

O segundo recorde foi exatamente o aumento dos pedidos de recuperação judicial, que subiram 82% em relação a agosto de 2022. As micro e pequenas empresas são as que mais sofrem, uma vez que representam a maioria do setor de serviços, e que são os mais prejudicados pela crise econômica.

A situação da economia brasileira é preocupante, e os números mostram que o país está caminhando para uma recessão.

Em contra partida a mídia em geral diz o contrário a esta percepção de mercado.

É importante destacar que:

Os dois dados alarmantes sobre a economia brasileira: o aumento da dívida pública e o crescimento dos pedidos de recuperação judicial são preocupantes.

O aumento da dívida pública, significa que o governo está gastando mais do que arrecada. Isso pode levar a uma crise econômica, pois o governo terá que aumentar os impostos ou cortar gastos para pagar a dívida.

É importante destacar que este governo é o que mais tem aumentado o tamanho do estado, em virtude disso o funcionalismo público/judiciário são os que mais tem gastos, fazendo o rombo fiscal do país aumentar.

Quanto às micro e pequenas empresas, o crescimento dos pedidos de recuperação judicial é um sinal de que as empresas estão enfrentando dificuldades. Isso pode levar a um aumento do desemprego e da pobreza.

A situação da indústria brasileira também está piorando. A confiança dos empresários industriais está no pior nível desde julho de 2020, e o nível de estoques está excessivo. Em Julho de 2020 tivemos a maior crise sanitária mundial, porém no mesmo período deste ano 2023, não temos mais esse tipo de problema, o que é preocupante para o brasileiro, uma vez que estamos em uma crise criada pelo próprio governo.

Os dados mostram que a economia brasileira está em uma situação delicada. O país precisa tomar medidas para evitar uma recessão.

O que o governo tem feito?

O governo brasileiro deveria tomar medidas para reduzir o déficit fiscal e estimular a economia. Veja as medidas tomadas:

  • 🚫 Redução de gastos públicos: o governo deveria cortar gastos desnecessários para economizar dinheiro, porém só tem aumentando o tamanho do estado, com novos ministérios.
  • 🚫 Aumento de impostos: o governo tem aumentado o impostos para arrecadar mais dinheiro, porém o índice de sonegação tem aumentado.
  • 🚫 Incentivos fiscais: o governo não tem oferecido incentivos fiscais para empresas investirem no país, ao contrário, o governo tem dificultado a importação através de empresas como Shein, Aliexpress e tem pressionado a Uber a contratar motoristas, sob pena de multa.
  • 🚫 Insegurança judicial: no Brasil tornou-se costumeiro a intervenção de juízes legislando no lugar dos deputados, ou seja interferindo em outro poder. Não é vantajoso estar em um país onde cada juiz pleiteia a seu favor.

O governo também poderia investir em infraestrutura e educação para melhorar o ambiente de negócios no país, porém o governo já anunciou cortes na saúde e educação para poder pagar o funcionalismo público.

Corte no Orçamento - O Fim do Brasil
Fonte: CNN Br

A economia brasileira é importante para o mundo, e uma recessão no Brasil teria um impacto negativo na economia global, obtendo estas informações é possível vizualizar o possível fim do Brasil como conhecemos.

Rolar para cima