Hoje vamos listar as 5 carteiras criptos que utilizamos e não tivemos problemas, mas antes precisamos explicar para vocês porque é tão importante ter uma carteira segura.

Geralmente quem está começando não sabe que armazenar as suas criptomoedas na Exchange pode ser um erro, em outras palavras quando se trata de criptomoedas as coisas são muito diferentes se comparadas ao mercado de ações ou fundos imobiliários, onde você deixa os seus investimentos na corretora.

Isso porque quando você tem os cripto ativos, você se torna o único detentor dos direitos de uso destes ativos (você é o banco), porém quando você as envia a uma exchange você dá direitos a ela, ou seja a custódia de seus ativos fica nas mãos de terceiros.

Ponto positivo: na carteira cripto você pode realizar ganhos ou perdas em trade, stakes, pools e etc.
Ponto negativo: seu valor pode ser retido pela corretora, a corretora pode quebrar, ser invadida e você pode ser impedido pelo do governo federal tendo seus bens retidos por algum motivo alheio.

Neste ponto podemos dizer que a mesma coisa acontece no DeFi, quando você assina um contrato de stake, pool e etc, você libera o acesso a sua carteira para que o contrato possa acessar sua carteira, ou seja é nesse momento que pessoas mal intencionadas podem lhe enviar um contrato falso tendo acesso a sua carteira e seus ativos, ou seja tome cuidado em DeFi.

Sempre verifique os endereços, carteiras, empresas que disponibilizam esse serviço.

Ponto positivo: Você pode realizar diversas formas de lucro, stake, pools ou pode fornecer liquidez ao mercado e etc.

Ponto negativo: você pode ser fraudado quando não souber o que está fazendo, por isso sempre confira os endereços de contratos antes de permitir algum acesso a sua carteira.

Em resumo você não deve confiar totalmente nas instituições, para esclarecer ela pode quebrar levando suas criptos junto com ela, você também pode ser hackeado dessa forma você perderia todo o seu dinheiro.

Ataque hacker em corretoras já aconteceram diversas vezes no passado, uma no Japão com 850 mil bitcoins roubados, um dos maiores ataques da história.

Parece ser um mercado caótico, mas leve em consideração que isso é a vida real, dessa forma você deve tomar alguns cuidados ao viver nele. Navegar em sites seguros (esqueça pornografia e coisas do tipo), ter senhas seguras, usar antivirus, ter suas frases sementes bem guardadas, se blindar contra engenharia social e etc.

Sempre leia algum artigo sobre os ativos que pretende utilizar, sempre utilize sites confiáveis que disponibilizam os endereços corretos como: coingecko, coinmarketcap são bons exemplos. Dito isto, vamos as carteiras.

Padrões de todas as carteiras cripto

Softwares Wallets

Ao criar uma carteira nova em Criptomoedas você sempre terá que:

  1. Criar uma ou restaurar uma carteira cripto caso você tenha a frase semente;
  2. Fornecer uma senha para uso no dispositivo que está utilizando (para acessar/transacionar use a mesma senha);
  3. Receberá palavras sementes (seed phrase), é uma série de palavras geradas pela sua carteira de criptomoedas que lhe dão acesso à criptomoeda associada a essa carteira, guarde isso não dê a ninguém! Basicamente servem para restaurar sua carteira em outros dispositivos, quem as tiver terá acesso a carteira e a seus valores.
  4. Entender que cada criptomoeda possui duas chaves, uma pública (na qual você recebe seus ativos e por meio delas você pode pedir pagamentos e etc. Possui uma chave privada que dá acesso aos seus ativos, esta você nunca divulga é criptografada na sua carteira).
  5. Seus ativos não ficam na carteira, lembre-se que a carteira armazena e protege as suas chaves privadas, utilizando a palavra semente para que você tenha acesso aos seus ativos.
  6. Neste artigo vamos abordar apenas as carteiras digitais e citar as físicas.

Os tipos de carteiras cripto que você precisa conhecer

Vamos abordar os dois tipos carteiras, ou seja podemos classificá-las agora poderia lhe deixar mais na dúvida ainda sobre qual escolher.

As carteiras criptos podem ser divididas em Hard Wallet como:

  • Ledger Nano X.
  • Trezor Model T.
  • CoolWallet Pro.
  • KeepKey.
  • Ellipal Titan.
  • Safepal S1.
  • SecuX V20.
  • Keystone Pro.

Este tipo de carteira são pagas e os valores podem variar, também pode ser um pouco salgado para quem está começando. Uma dica que damos sobre elas é que você deve comprar sempre com o fabricante ou fornecedor conhecido e reconhecido no mercado.

*Nunca compre hard wallets usadas ou de terceiros, pois as mesmas podem ter sido adulteradas ou estarem comprometidas.

A Hard Wallets está protegida contra ataques hackers cibernéticos e os golpes envolvendo phishing e keylogger basicamente esses tipos de golpes precisam essencialmente de uma conexão com a internet.

Se você possui uma quantidade exorbitante de dinheiro recomendamos o uso de hard wallet, como dito antes são mais seguras.

Desvantagens: se você for descuidado é possível perder ou esquecer onde deixou (esquecer a chave do carro acontece imagina com um equipamento desses).

Software Wallets

Aqui estão as 5 carteiras que mais utilizamos

Se você tem até $10.000,00 acredito que esta é a solução mais prática para você por enquanto.

Exodus 

Com a carteira Exodus você é capaz  de gerenciar e trocar criptomoedas possui versões para desktop e celular que podem ser sincronizadas.

Atomic Wallet

A Atomic Wallet assim como as demais lhe dá acesso aos seus fundos no blockchain. É uma das mais populares e versáteis carteiras, suporta tokens e moedas.

Crypto.com

Esta carteira cripto lhe oferece cartão Visa metálico e com diversas vantagens, desde cash back a descontos ou mesmo direito a salas vips de aeroportos. De todas, é a que mais oferece vantagens.

Metamask

É uma carteira bastante versátil, ou seja, sua operação está vinculada ao browser além de ser possível o cadastro da sua rede preferencial de operação. Este é o tipo de carteira que você deve estudar antes de aceitar qualquer contrato de tokens nela.

Trust Wallet

A carteira de criptomoedas mais confiável & segura segundo o seu próprio website. A Trust Wallet foi adquirida pela Binance, uma das maiores exchanges do mundo, com ela é possível comprar , armazenar, coletar NFTs, trocar e ganhar criptomoedas. Com mais de 25 milhões de pessoas usando Carteira Trust no mundo.

Essas são algumas das carteiras mais confiáveis, certamente as de hardware por exemplo são mais seguras, mas isso não quer dizer que sejam 100%, se tem algo que aprendemos no meio tecnológico é que nada é totalmente seguro, nem urnas, nem criptos ou aplicativos, tudo possui um risco.

Se você deixar uma carteira dessas nas mãos de uma pessoa que saiba o que está fazendo é apenas uma questão de tempo até a criptografia ser quebrada, pode levar anos? pode! Mas será quebrada, novas tecnologias são produzidas a todo momento lembre-se disso.

Quanto às carteiras de softwares listamos as 5 mais utilizadas, esperamos ter ajudado em breve podemos entrar em mais detalhes sobre cada uma delas, inclusive as Hard Wallets.


Photo by Roger Brown: https://www.pexels.com/photo/gold-iphone-6-on-black-wooden-table-11279906/