ABIN lança Guia para Proteção de Conhecimentos Sensíveis

Abin lança Guia para Proteção de Conhecimentos Sensíveis

ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) lança Guia para Proteção de Conhecimentos Sensíveis com intuito de conscientizar o novo e mais veterano na internet, o guia é bem didático, ou seja, serve qualquer um que deseja manter o mínimo de segurança na internet.

Ransomware

O documento trata de ataques de Ransomware, que basicamente é um software que infecta seu computador criptografando seus dados, de forma a lhe oferecer a chave de descriptografia mediante a um pagamento.

Cryptojacking

É uma ameça onde um hacker utiliza o dispositivo de outra pessoa para minerar critpomoedas (na criação de novas moedas).

Uso incorreto da núvem

No caso da computação em núvem, muitos usuários acabam deixando dados sensíveis em locais desconhecidos, mas em nuvem, uma vez que os data centers possuem uma localização geográfica indefinida e seus dados caiam em mãos erradas, torna-se muito difícil a recuperação desses dados, pois cada região possui uma legislação diferente a cerca dessa tecnologia.

Uso inadequado da internet das coisas (Internet of Things)

É a interconexão com objetos físicos com o usuário, o que lhe permite controlar aparelhos em casa a partir do smartphone ou comandos de voz. Uma vez que este serviço está conectado a internet, falhas na segurança podem possibilitar o acesso de terceiros a controlar seu equipamento.

Uso de wi-fi publico

Neste tipo de ataque é criada uma rede wi-fi publica, onde é possível capturar dados de qualquer dispositivo que se conecta por esta rede.

Phishing

Essa técnica busca enganar as pessoas para que estas compartilhem informações confidenciais. É comum nesse tipo de ataque que seja pedido que você realize alguma tarefa, como: clicar em um link, anexo de e-mail etc.

Estas foram apenas algumas das ameaças que a ABIN trata no Guia para Proteção de Conhecimentos Sensíveis.

• O guia você pode acessar e baixar direto no nosso Canal no Telegram

• Você pode acessar o site oficial do governo neste link aqui.

Esperamos ter ajudado, por favor considere a curtir e compartilhar nosso conteúdo é educacional e gratuito.

Rolar para cima